top of page
  • Foto do escritorViviane Ribeiro

Joseph Pilates - Quem é?

Hoje comemoramos 138 anos (ano 2021) da data de nascimento do mestre Joseph Pilates. Em 09 de dezembro de 1883 nascia o criador do método original denominado contrologia.





O estudo do movimento realizado por ele de forma auto didata contou com muita leitura sobre anatomia, física, biologia e fisiologia milenar chinesa.


Praticante de diversas modalidades como boxe, yoga, musculação e ginástica tinha a promoção do exercício físico para a melhora da qualidade de vida das pessoas como objetivo.


Os exercícios escolhidos por ele e até mesmo a ordem de execução tem total coerência com o desenvolvimento psicomotor humano.


A proposta era manter a concentração na respiração e nos movimentos que deveriam ser realizados preferencialmente de forma contínua e fluída.


Coordenar contrações isométricas e isotônicas e combinar força e flexibilidade em um mesmo movimento fazem parte desse método.


Primeiro é explorada a resistência muscular, a flexibilidade e a força, e é isso que possibilita uma bom desenvolvimento da resistência aerobia.


Quem já teve a oportunidade de fazer um treino avançado, seja de mat pilates ou nos equipamentos, sabe o quanto é importante ter um bom condicionamento cardiorespiratório


Quando dizemos que o método Pilates clássico atende a todas as pessoas temos como justificativa as 03 categorias de exercícios que são utilizadas.


1. Pré pilates, composta por exercícios que servem para preparar o corpo para a realização dos exercícios específicos do método.

2. Exercícios pedagógicos, que fazem uma regreção dos exercícios originais

3. Exercícios construtivos, que possibilitam a realização dos exercícios completos.


Aderir a rotina de treinamento pode transformar sua vida.

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page